Concurso Nikon Small World
A Nikon realiza, anualmente, um concurso focado em trabalhos de excelecência na área de microfotografia chamado Nikon Small World. O objetivo é reunir fotos microscópicas mais incríveis no ramo da ciência. As imagens abrangem desde componentes químicos até cliques de plantas e animais.
Pesquisadores de vários países participam buscando equilíbrio entre e elementos arítisticos e científicos. No total, 97 imagens do mundo todo concorreram ao prêmio. Entretanto, somente 20 são premiadas.
A foto enviada por um brasileiro ficou entre as dez primeiras. A imagem, feita por Alvaro Migotto do Centro de Biologia Marinha da USP, mostra um ofiuróide. Entre as fotografias escolhidas está a que ficou em terceiro lugar, retratanto um câncer em um osso humano.
Em primeiro lugar, ficou a fotografia feita pelos americanos Michael Taylor e Jennifer Peters mostrando a formação de barreira hematoencefálica em um embrião de peixe-zebra. A foto que ocupou a segunda posição no raking das melhores foi a de aranhas Lince recém-nascidas, tirada pelo americano Walter Piorkowsky.
Entre os vencedores dessa edição do concurso estão profissionais da Noruega, Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Alemanha, entre outros. Os prêmios variam de US$ 150 a US$ 3 mil em equipamentos da Nikon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário