Tudo teve início na antiga teoria de Aristóteles de que tudo é formado por quatro elementos básicos: terra, água, fogo e ar. Em diferentes proporções, sim, mas apenas pelos quatro. Os Alquimistas deduziram então que ajustando as tais proporções uma barra de chumbo poderia transformar-se numa bela barra de ouro.
Sua busca constante era pela “Pedra Filosofal”, substância que misturada aos metais provocava a esperada transmutação. Segundo o alquimista Jacob Boehme a Pedra Filosofal é o espírito de Cristo que impregna a alma individual.
Muitos estudiosos dizem que tal idéia é muito simples para a verdadeira busca dos Alquimistas. Haveria ouro objetivo por trás de tal conceito. Provavelmente a busca da purificação espiritual.
A intenção era o encontro do puro, no perfeito. Quem sabe a tal “Pedra Filosofal” fosse o caminho para a autopurificação, encontro da perfeição espiritual e conseqüente imortalidade. Há diversos textos que mencionam o sonho da imortalidade por parte desses homens.
Isaac Newton foi um estudioso da Alquimia. James Price foi o último alquimista a tentar provar sua descoberta da Pedra Filosofal, em 1783, no entanto após o fracasso de tal experimento ingeriu ácido prússico diante de seus colegas e morreu.
Mas eles foram mais importantes do que se imagina. Aperfeiçoaram processos químicos, tornaram conhecidas substâncias até então desconhecidas, contribuíram para o desenvolvimento de alguns remédios, entre outros. Incrível a associação que homem faz da pureza ao ouro, metal tão apreciado até nossos dias e que não teve substitutos, apesar de toda a evolução tecnológia e espiritual do ser humano.
este vídeo do youtube é muito interessante, uma série do fantástico que mostra a origem dos alquistas:
hum, interessante.... :)
ResponderExcluirque pena que eles não conseguiram fazer a Pedra Filosofal
Bem legal , eu achri interessante sobre a pedra filosofal , q ela é metais misturados com substancia , mais prof° oq é transmutaçao ?
ResponderExcluirBem Patrick, de forma simples transmutação é qdo vc transforma um material em outro, isso é muito raro e complicado até mesmo na química moderna, valeu!!
ResponderExcluirMÁRCIO GOSTEI MUITO DESSE VIDEO ELE RETRATA MUITA COISA QUE ACONTECE E ELE FAZ VER O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM GRANDE ESCALA
ResponderExcluirProfessor, este texto foi bastante interessante, assim mostra bem o surgimento dos alquimistas, também outra coisa, quem diria em que Isaac Newton também participasse desta busca pela pedra mas que pena que não foi ele que conseguiu provar a descoberta da pedra, gostei desse assunto .valeu ai!!
ResponderExcluirBeem Legal professor,o texto é muito interessante,e o Video também...
ResponderExcluirProfessor o texto e o video são muito interresantes, este texto fala muito detalhadamente o surgimento dos alquimistas mais os alquimistas se descobrisem essa "pedra filosofal" eles poderiam mesmo transformar metais em ouro.
ResponderExcluirValeu Marcio gostei muto desse assunto.
muito interressante mas tenho uma outra informasão para complemento sobre a utima tentativa de criar a pedra filosofal(Há diversos textos que mencionam o sonho da imortalidade por parte desses homens.
ResponderExcluirIsaac Newton foi um estudioso da Alquimia.
James Price foi o último alquimista a tentar provar sua descoberta da Pedra Filosofal, em 1783, no entanto após o fracasso de tal experimento ingeriu ácido prússico diante de seus colegas e morreu.
Mas eles foram mais importantes do que se imagina. Aperfeiçoaram processos químicos, tornaram conhecidas substâncias até então desconhecidas, contribuíram para o desenvolvimento de alguns remédios, entre outros.
(Incrível a associação que homem faz da pureza ao ouro, metal tão apreciado até nossos dias e que não teve substitutos, apesar de toda a evolução tecnológia e espiritual do ser humano.)