Bem vindo ao mr.sciencesblog!!

deixe seu recado e faça sugestão de assuntos e vídeos.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

olhos animais

Da esquerda para a direita, de cima para baixo: jacaré, 

cachorro (Husky Siberiano), lagarto, crocodilo, sapo, cobra, 

lula, tucano e cabra.



quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O que é a Teoria da Relatividade?



É a ideia mais brilhante de todos os tempos - e certamente também uma das menos compreendidas. Em 1905, o genial físico alemão Albert Einstein afirmou que tempo e espaço são relativos e estão profundamente entrelaçados. Parece complicado? Bem, a ideia é sofisticada, mas, ao contrário do que se pensa, a relatividade não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. A principal sacada é enxergar o tempo como uma espécie de lugar onde a gente caminha. Mesmo que agora você esteja parado lendo a Mundo Estranho, você está se movendo - pelo menos, na dimensão do tempo. Afinal, os segundos estão passando, e isso significa que você se desloca pelo tempo como se estivesse em um trem que corre para o futuro em um ritmo constante. Até aí, nenhuma novidade bombástica. Mas Einstein também descobriu algo surreal ao constatar que esse "trem do tempo" pode ser acelerado ou freado. Ou seja, o tempo pode passar mais rápido para uns e mais devagar para outros. Quando um corpo está em movimento, o tempo passa mais lentamente para ele.
Se você estiver andando, por exemplo, as horas vão ser mais vagarosas para você do que para alguém que esteja parado. Mas, como as velocidades que vivenciamos no dia-a-dia são muito pequenas, a diferença na passagem do tempo é ínfima. Entretanto, se fosse possível passar um ano dentro de uma espaçonave que se desloca a 1,07 bilhão de km/h e depois retornar para a Terra, as pessoas que ficaram por aqui estariam dez anos mais velhas! Como elas estavam praticamente paradas em relação ao movimento da nave, o tempo passou dez vezes mais rápido para elas - mas isso do seu ponto de vista. Para os outros terráqueos, foi você quem teve a experiência de sentir o tempo passar mais devagar. Dessa forma, o tempo deixa de ser um valor universal e passa a ser relativo ao ponto de vista de cada um - daí vem o nome "Relatividade". Ainda de acordo com os estudos de Einstein, o tempo vai passando cada vez mais devagar até que se atinja a velocidade da luz, de 1,08 bilhão de km/h, o valor máximo possível no Universo.
A essa velocidade, ocorre o mais espantoso: o tempo simplesmente deixa de passar! É como se a velocidade do espaço (aquela do velocímetro da nave) retirasse tudo o que fosse possível da velocidade do tempo. No outro extremo, para quem está parado, a velocidade está toda concentrada na dimensão do tempo. "Einstein postulou isso baseado em experiências de outros físicos e trabalhou com as maravilhosas conseqüências desse fato", diz o físico Brian Greene, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, autor do livro O Universo Elegante, um best seller que explica em linguagem simples as idéias do físico alemão. Mas as descobertas da Relatividade não param por aí. Ainda em 1905, Einstein concluiu que matéria e energia estavam tão entrelaçadas quanto espaço e tempo. Daí surgiu a célebre equação E = mc² (energia = massa x a velocidade da luz ao quadrado), que revela que uma migalha de matéria pode gerar uma quantidade absurda de energia.
Por fim, em 1916, Einstein examinou a influência do espaço e do tempo na atração entre os corpos e redefiniu a gravidade - até então, a inquestionável física clássica de Isaac Newton (1642-1727) considerava apenas a ação da massa dos corpos. Sua Teoria da Relatividade, definida em uma frase dele mesmo, nos deixou mais próximos de "entender a mente de Deus".

Uma descoberta genialEinstein mostrou que espaço, tempo, massa e gravidade estão intimamente ligados
1 - Segundo o físico alemão Albert Einstein, tudo no Universo se move a uma velocidade distribuída entre as dimensões de tempo e espaço. Para um corpo parado, o tempo corre com velocidade máxima. Mas quando o corpo começa a se movimentar e ganha velocidade na dimensão do espaço, a velocidade do tempo diminui para ele, passando mais devagar. A 180 km/h, 30 segundos passam em 29,99999999999952 segundos. A 1,08 bilhão de km/h (a velocidade da luz), o tempo simplesmente não passa
2 - Uma conseqüência dessa alteração da velocidade do tempo é a contração no comprimento dos corpos. Segundo a Teoria da Relatividade Especial - a primeira parte da teoria de Einstein, elaborada em 1905 -, quanto mais veloz alguma coisa está, mais curta ela fica. Por exemplo: quem visse um carro se mover a 98% da velocidade da luz o enxergaria 80% mais curto do que se o observasse parado
3 - Na chamada Teoria Geral da Relatividade (a segunda parte do estudo, publicada em 1916), Einstein usou a constatação anterior para redefinir a gravidade. Isso pode ser demonstrado com um exemplo simples: em alguns tipos de brinquedo comum em parques de diversões, a rotação da máquina mantém as pessoas grudadas na parede pela força centrífuga, como se houvesse uma "gravidade artificial".
4 - A gravidade real também funciona assim. O Sol curva tanto o espaço ao seu redor que mantém a Terra em sua órbita - como se ela estivesse "grudada na parede", lembrando o exemplo do brinquedo. Já a força que prende as pessoas ao chão é a curvatura criada pela Terra no espaço ao seu redor. Einstein também descobriu que, quanto maior a gravidade, mais lento é o ritmo da passagem do tempo. Por isso, ele chamou essa força de "curvatura no tecido espaço-tempo".
5 - Uma aplicação prática da Relatividade é a calibragem dos satélites do GPS, que orientam aviões e navios. Pela Relatividade Especial, sabe-se que a velocidade de 14 mil km/h dos satélites faz seus relógios internos atrasarem 7 milionésimos de segundo por dia em relação aos relógios da Terra. Mas, segundo a Relatividade Geral, eles sentem menos a gravidade (pois estão a 20 mil km de altitude) e adiantam 45 milionésimos de segundo por dia. Somando as duas variáveis, dá um adiantamento de 38 milionésimos por dia, que precisa ser acertado no relógio do satélite. Portanto, se não fosse pela teoria de Einstein, o sistema acumularia um erro de localização de cerca de 10 quilômetros por dia.


Velocidade de rotação de buraco negro gigante é medida pela 1ª vez


Telescópios estudaram região no meio de galáxia a 56 milhões de anos-luz.
Resultados podem ajudar compreensão sobre a evolução do Universo.

Um time internacional de cientistas mediu pela primeira vez a velocidade de rotação de um buraco negro supermassivo, no meio da galáxia NGC 1365, localizada na constelação da Fornalha, a 56 milhões de anos-luz da Terra. Os resultados do estudo aparecem nesta quarta-feira (27) na edição online da revista "Nature".
A descoberta foi feita por dois telescópios de raios X: o NuSTAR, lançado no ano passado pela agência espacial americana (Nasa), e o XMM-Newton, da Agência Espacial Europeia (ESA). Segundo os autores, a pesquisa pode ajudar a compreender como as galáxias e os buracos negros no centro delas evoluíram.
Medições anteriores não haviam chegado a uma conclusão exata porque nuvens escuras ao redor dos buracos confundiram os astrônomos. As novas observações, porém, foram mais precisas e mostraram que as taxas de rotação desses locais podem ser determinadas de forma objetiva.
Buraco negro (Foto: Guido Risaliti/Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian)Imagem do buraco negro no centro da galáxia NGC 1365 é resultado dos registros de dois telescópios,
que apresentaram a melhor visão do local feita até hoje (Foto: Guido Risaliti/Centro Harvard-Smithsonian)













A equipe analisou os raios X emitidos pelo gás quente contido em um disco do buraco negro situado fora do "horizonte de eventos", fronteira em volta dele para além da qual nada escapa, nem a luz. Tudo o que passa por ali acaba sendo sugado.
O buraco negro estudado tem dois milhões de vezes a massa do nosso Sol e gira a uma taxa próxima ao máximo permitido pela Teoria da Relatividade, proposta no século 20 pelo físico alemão Albert Einstein. Segundo a teoria, a força da gravidade pode curvar a luz e o sistema espaço-tempo. Na atual pesquisa, os dois telescópios detectaram esses efeitos de distorção causados pelo buraco negro.
Segundo Fiona Harrison, professora de física e astronomia do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e principal investigadora do NuSTAR, é possível rastrear a matéria que gira em torno dos buracos negros a partir dos raios X emitidos de regiões muito próximas a eles. Isso porque a radiação vista é deformada pelos movimentos das partículas e pela enorme gravidade dos buracos.
Buraco negro (Foto: Nasa/JPL-Caltech )Concepção artística ilustra buraco negro supermassivo com até bilhões de vezes a massa do nosso Sol. Essas regiões enormes e densas se concentram no coração das galáxias (Foto: Nasa/JPL-Caltech )










O principal autor do trabalho, Guido Risaliti, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, em Cambridge, e do Instituto Nacional de Astrofísica da Itália, explica que esses "monstros" – com massa de milhões ou bilhões de vezes a do Sol – são formados por pequenas "sementes" do início do Universo e crescem engolindo estrelas e gás de suas galáxias hospedeiras ou se fundindo com outros buracos negros gigantes quando duas galáxias colidem.
De acordo com o astrofísico Bill Craig, que atua no Laboratório Nacional Lawrence Livermore, da Caltech, os buracos negros têm uma forte ligação com sua galáxia hospedeira, e medir a rotação deles – uma das poucas coisas mensuráveis nessas regiões – pode dar pistas para compreender essa relação fundamental.

FORMIGAS VIRAM ZUMBIS COM INVASÃO DE FUNGOS


FORMIGAS VIRAM ZUMBIS COM INVASÃO DE FUNGOS

“Uma pesquisa realizada pela Universidade da Pensilvânia revelou que um parasita está transformado formigas em zumbis. O fungo, Ophiocordyceps unilaterais, se instala no cérebro das formigas carpinteiras e depois de matá-la, passa a manipular seu corpo.

O parasita primeiro usa a formiga como alimento e aí assume o sistema nervoso central. Demora alguns dias até a formiga morrer, depois uma parte do fungo cresce na cabeça do animal e com isso consegue carregar a carcaça. Assim, o fungo passa a direcionar a formiga ao ambiente ideal para a reprodução do parasita, de preferência locais úmidos e frios. “

E aí, alguém ainda duvida que um ataque Zumbi vai exterminar a humanidade? Evidências já existem! Fujam para as colinas!

Fonte: insoonia.com

Dica dos sobreviventes: Diego Navarro e Roberta !


























“Uma pesquisa realizada pela Universidade da Pensilvânia 
revelou que um parasita está transformado formigas em 
zumbis. O fungo, Ophiocordyceps unilaterais, se instala no 
cérebro das formigas carpinteiras e depois de matá-la, 
passa a manipular seu corpo.


O parasita primeiro usa a formiga como alimento e aí 
assume o sistema nervoso central. Demora alguns dias até 
a formiga morrer, depois uma parte do fungo cresce na 
cabeça do animal e com isso consegue carregar a carcaça. 
Assim, o fungo passa a direcionar a formiga ao ambiente 
ideal para a reprodução do parasita, de preferência locais 
úmidos e frios. “

E aí, alguém ainda duvida que um ataque Zumbi vai 
exterminar a humanidade? Evidências já existem! Fujam
 para as colinas!



Hubble


O Hubble está em atividade há mais de duas décadas e continua mandando fotos impressionantes do universo para nós.

Confira essa galeria com as melhores imagens capturadas pelo telescópio: http://bit.ly/Witg6I


O Hubble está em atividade há mais de duas décadas e continua mandando fotos impressionantes do universo para nós.

Confira essa galeria com as melhores imagens capturadas pelo telescópio: http://bit.ly/Witg6I

Crédito: NASA, ESA, and the Hubble Heritage Team (STScI/AURA)

Dubai, cidade do deserto


Muitos pensam que é o petróleo a maior fonte de recurso de Dubai, no entanto, na verdade ele representa atualmente apenas 5% da economia, enquanto o turismo que é o setor mais atuante e rentável fica com 33%.
O crescimento do PIB de Dubai gira em torno de 19%, sendo mais que o dobro da China. Na busca de continuar crescendo no setor de turismo, as mega construções vieram consolidar o setor, e através delas transformaram toda a cidade  num grande celeiro de obras. Seguem imagens impressionantes com detalhes incríveis da constante construção desta mega cidade. 
Dubai e as mega construções
Dubai e as mega construções
Dubai e as mega construções
Dubai e as mega construções
Dubai e as mega construções
Dubai e as mega construções
Dubai e as mega construções
Dubai e as mega construções
Dubai e as mega construções
Dubai e as mega construções
Dubai e as mega construções
Dubai e as mega construções
Dubai e as mega construções
Dubai e as mega construções
Dubai e as mega construções
Dubai e as mega construções
Dubai e as mega construções
Dubai e as mega construções
Dubai e as mega construções
Dubai e as mega construções
Dubai e as mega construções
Dubai e as mega construções
Dubai e as mega construções
Dubai e as mega construções

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Ilusão de optica

Seu cérebro tenta corrigir os que os olhos veem!


Répteis

Os Répteis são animais que não têm controle interno de temperatura corporal, por isso precisam viver e em lugares quentes e estão constantemente se aquecendo no sol. A maioria põe ovo (ovíparo) mas também há répteis que são ovovivíparos, onde o filhote nasce praticamente formado. São considerados por alguns de forma errada, como os seres que surgiram da evolução dos dinossauros, não é certo pois eles são os próprios dinossauros, segundo os estudos mais recentes, as aves que são a evolução dos dinossauros.




A beleza dos corais


Série de fotografias mostra de perto os animais marinhos e revela cores e texturas incríveis


   Divulgação
A série de fotografias Underwater Corals mostra a beleza dos corais
O tom entre o rosa e o laranja é tão típico dos corais que virou até o nome de uma cor. No entanto, o trabalho do fotógrafo americano Felix Salazar mostra que os animais marinhos podem ser para lá de coloridos. Uma explosão de roxos, verdes, azuis e amarelos compões a série de fotos Underwater Corals.

Além das cores vibrantes, as imagens mostram com detalhes formas e texturas de diferentes espécies de corais. Vistos de perto, eles parecem buquês de flores. O efeito é resultado da técnica de macro fotografia, na qual pequenos animais ou objetos são registrados bem de perto. As fotos foram feitas no aquário do próprio fotógrafo e de seus amigos, em Los Angeles. Os corais tem grande importância no ecossistema marinho porque dão abrigo e alimento para muitos peixes. Veja as imagens:
   Divulgação
   Divulgação
   Divulgação
   Divulgação

Estrela Betelgeuse


Conheça a Betelgeuse, uma estrela vermelha gigante que forma o braço direito da constelação de Órion.

Ela é 800 vezes maior do que o nosso sol.


domingo, 24 de fevereiro de 2013

Lista reúne 'geladeira em moto' e outros veículos supercarregados


Na Romênia, carroça foi vista levando até carcaça de van.
No Camboja, casal andou em moto supercarregada com sacos de frutas.


Em setembro de 2010, uma carroça foi fotografa supercarregada em Costesti, na Romênia. A carroça levava, inclusive, a carcaça de uma van. (Foto: Vadim Ghirda/AP)Em setembro de 2010, uma carroça foi fotografa supercarregada em Costesti, na Romênia. A carroça levava, inclusive, a carcaça de uma van. (Foto: Vadim Ghirda/AP)
Em maio de 2011, um motorista foi flagrado em uma estrada em Tbilisi, na Geórgia, dirigindo um veículo Volga GAZ-24, um automóvel da ex-União Soviética, supercarregado com sucata (Foto: Vano Shlamov/AFP)Em maio de 2011, um motorista foi flagrado em uma estrada em Tbilisi, na Geórgia, dirigindo um veículo Volga GAZ-24, um automóvel da ex-União Soviética, supercarregado com sucata (Foto: Vano Shlamov/AFP)
Em 11 de janeiro de 2008, um caminhão foi fotografado sobrecarregado em uma estrada nos arredores de Shenyang, na China. A carga praticamente bloqueava toda a pista (Foto: Reuters)Em 11 de janeiro de 2008, um caminhão foi fotografado sobrecarregado em uma estrada nos arredores de Shenyang, na China. A carga praticamente bloqueava toda a pista (Foto: Reuters)
Em 16 de março de 2011, um homem foi flagrado andando com uma moto superlotado de sacos com abacaxis em um mercado em Phnom Penh, no Camboja (Foto: Tang Chhin Sothy/AFP)Em 16 de março de 2011, um homem foi flagrado andando com uma moto superlotado de sacos com abacaxis em um mercado em Phnom Penh, no Camboja (Foto: Tang Chhin Sothy/AFP)
Em outubro de 2010, uma carroça foi fotografada supercarregada com palha em Pojejeni, na Romênia (Foto: Vadim Ghirda/AP)Em outubro de 2010, uma carroça foi fotografada supercarregada com palha em Pojejeni, na Romênia (Foto: Vadim Ghirda/AP)
  •  
Em maio de 2012, um motociclista foi flagrado levando uma geladeira, além de um passageiro sentado sobre o eletrodoméstico, em sua moto em uma estrada em Lahore, no Paquistão (Foto: K.M. Chaudary/AP)Em maio de 2012, um motociclista foi flagrado levando uma geladeira, além de um passageiro sentado sobre o eletrodoméstico, em sua moto em uma estrada em Lahore, no Paquistão (Foto: K.M. Chaudary/AP)
Em setembro de 2012, um casal cambojano foi flagrado andando em uma moto supercarregada com sacos de frutas na vila de Daun You, no Camboja. O casal seguia para o principal mercado da província de Prey Veng, 75 km de Phnom Penh (Foto: Heng Sinith/AP)Em setembro de 2012, um casal cambojano foi flagrado andando em uma moto supercarregada com sacos de frutas na vila de Daun You, no Camboja. O casal seguia para o principal mercado da província de Prey Veng, 75 km de Phnom Penh (Foto: Heng Sinith/AP)