Fotógrafo cria mundo de comida gigante no projeto Big Appetites
O fotógrafo Cristopher Boffoli é o responsável por um projeto curioso: o Big Appetites. Em um site, ele reúne diversas fotografias de “um mundo feito apenas de comida”. A página traz imagens em que bonecos de brinquedo parecem “trabalhar”, realizando funções normais de profissões do dia a dia, mas em cenários feitos apenas com saborosos ingredientes, como chocolates, morangos e amoras.
A série já foi publicada em mais de 90 países em todo o mundo e, no momento, está em exposição em Londres. Boffoli, que é um fotógrafo e escritor nascido em Seattle, nos Estados Unidos, explica que “a adoração pela comida” em seu país foi uma das inspirações para o trabalho. Segundo ele, as inspirações não são recentes, mas sim da infância, quando ele percebeu o quão curiosas eram as justaposições de escalas diferentes, com pessoas pequenas em um mundo maior, como acontece no tradicional livro “Gulliver’s Travels”, do século XVIII.
“Tudo é muito natural. Normalmente, começo com a comida. Penso em coisas icônicas, como biscoitos Oreo ou Twinkies e em como estas imagens podem ficar em uma mente humana. Mas também, é claro, procuro imaginar em como elas se encaixarão com os bonecos de uma forma que faça sentido. É tudo uma questão de se ter sorte e oportunidade, além de criatividade, para encontrar a combinação perfeita. Estas imagens parecem fáceis de se fazer, mas são complicadas. Não demoro menos do que algumas horas para fazer a maioria delas”, observou.
O artista esclarece ainda que não gosta de perder muito tempo em softwares de edição de imagem e garante que apenas manipula alguns detalhes, como ajuste de cor e luz. Este é um diferencial interessante se comparado às fotos comerciais de alimentos, que costumam ser bastante “photoshopadas”. Boffoli diz ainda que não há “truques” nas suas fotografias.
“A comida que uso é quase totalmente real. É bem diferente, porque no uso comercial de fotos de alimentos, há muito truque. Alguns chegam até a usar cola para representar leite ou cubos de vidro ao invés de gelo, por exemplo. Eu não faço nada disso. Não é sempre algo que você gostaria de comer, mas é tudo sempre verdadeiro”, garantiu.
Para conferir os detalhes do projeto (e todas as as imagens em alta definição), basta acessar o site do Big Appetites.